top of page

Como os sistemas de Localização podem ajudar os hospitais

Atualizado: 23 de jan. de 2023

Os sistemas de localização em tempo real exploram uma nova gama de casos de uso nos hospitais

28 de setembro de 2020 Neal Lorenzi



Paciente com pulseira de localização indoor
Localização Indoor



Um sistema RTLS, também conhecido como sistema de localização em tempo real, pode ajudar os profissionais das instalações hospitalares a rastrear os principais ativos e economizar tempo, dinheiro e vidas. Mas, embora sejam usados ​​principalmente para gerenciamento de ativos, esses sistemas estão se expandindo para outras áreas, como rastreamento de contato, que é especialmente importante durante a pandemia COVID-19.

A penetração no mercado é de cerca de 25% dos hospitais dos EUA e está crescendo, de acordo com fabricantes que fornecem instalações de saúde do país.

“Com a proliferação de casos de uso de RTLS bem-sucedidos e avanços em novas tecnologias de rastreamento sem fio, várias formas de rastreamento de ativos existem agora em aproximadamente 25% a 30% dos sistemas de saúde nos Estados Unidos”, disse Dave Wiedman, diretor comercial da Vizzia Technologies, Atlanta.


Aplicações hospitalares

Os RTLSs têm duas aplicações principais em hospitais: rastreamento de ativos e rastreamento de pacientes, de acordo com Garrett Cathey, gerente comercial de soluções de tecnologia para os EUA e Canadá na GE Healthcare, Chicago. “O rastreamento de ativos é uma ótima maneira de começar se um hospital é novo para RTLSs, porque tem um amplo impacto horizontal em toda a organização, da engenharia clínica à equipe de enfermagem.”

O gerenciamento de ativos é o principal serviço RTLS que fornece valor máximo para hospitais, dizem os fabricantes. O rastreamento automatizado de funcionários, pacientes e equipamentos oferece um retorno do investimento demonstrável em termos de economia de tempo, dinheiro e resultados. Cada vez mais, as soluções RTLS existentes estão sendo aproveitadas para melhorar o fluxo de trabalho do paciente em hospitais e clínicas.

Além do gerenciamento de ativos, os RTLSs são frequentemente usados ​​para rastreamento do fluxo de pacientes em hospitais e clínicas ambulatoriais; monitoramento ambiental de geladeiras, freezers e salas; apoio da equipe quando houver necessidade de assistência; e arredondamento paciente.

“O rastreamento de contatos de doenças infecciosas em potencial com pacientes, equipes e equipamentos tornou-se predominante”, diz Keith Heron, diretor de estratégia de solução e indústria para inteligência baseada em localização na Infor, Nova York.


Casos de uso crescentes

O número de aplicativos hospitalares que se integram à tecnologia RTLS está crescendo rapidamente; isso inclui registros eletrônicos de saúde e plataformas de gerenciamento de sala de cirurgia (OR). Por exemplo, RTLSs podem ajudar a gerenciar programações de cirurgia, fluxos de trabalho e a localização e disponibilidade de bandejas cirúrgicas, de acordo com Christopher Thompson, diretor de experiência do paciente em CenTrak, Newtown, Pa.

“Recentemente, o COVID-19 aumentou o interesse em aplicações RTLS relacionadas ao controle de infecções. Os RTLSs podem alimentar o rastreamento de contatos nas instalações de saúde; monitorar temperaturas, pressão do ar e outras condições ambientais; e ajudar a melhorar as taxas de conformidade com a higiene das mãos ”, diz Thompson.

Embora a tecnologia RTLS tenha sido usada há muito tempo para rastreamento automatizado de contatos, casos de uso surgiram durante a pandemia COVID-19, de acordo com Jeanne Kraimer, gerente de produto com RTLS em Midmark, Traverse City, Mich. “Os RTLSs permitem que a equipe identifique rapidamente quem foi exposto a uma fonte conhecida de contágio e implementar precauções de isolamento para ajudar a prevenir uma maior exposição à doença. Isso é especialmente crítico quando o diagnóstico de um paciente chega vários dias após a admissão ou depois que o paciente visitou um ambulatório ”.

Sagi Geva, diretor de soluções hospitalares da Stanley Healthcare, Portsmouth, NH, vê um interesse crescente em soluções RTLS relacionadas às pessoas e como elas vivenciam o ambiente hospitalar.

“O fluxo de pacientes e o fluxo de trabalho da equipe são casos de uso bem estabelecidos, mas a crise do COVID-19 trouxe novas necessidades, como rastreamento de contato, alertas de proximidade para ajudar a manter o distanciamento social e orientação para orientar as pessoas enquanto estão no hospital”, diz Geva. “Os RTLSs podem até ser usados ​​para promover diretrizes de distanciamento social por meio do controle de capacidade.”

Os RTLSs tornam mais fácil para as equipes hospitalares conduzirem rapidamente verificações de estoque em farmácias e salas de suprimentos, onde os itens precisam ser frequentemente contados, inspecionados e girados. Os sistemas são usados ​​para identificação, rastreamento e gerenciamento de espécimes. Com RTLSs de rastreamento, é mais fácil para os hospitais garantir uma cadeia de custódia completa para as amostras durante a coleta, transporte para o laboratório, testes e relatórios de resultados.

“Os RTLSs também podem ajudar a eliminar o roubo e itens perdidos”, disse Lana Leone, gerente sênior de marketing da Zebra Technologies North American Healthcare Solutions, Lincolnshire, Illinois. As tags podem ser aplicadas a itens de alto valor para que alarmes sejam disparados quando os ativos cruzam um limite físico não autorizado.

Os RTLSs também desempenham um papel em instalações de saúde menores e externas, um segmento de mercado em rápido crescimento.

Anne Bugge, presidente e CEO da Sonitor Technologies Inc., Greenwich, Connecticut, viu o valor que os RTLSs oferecem em uma ampla gama de instalações externas, incluindo ambulatórios, clínicas ortopédicas e instalações para idosos. “Por exemplo, a Altru Advanced Orthopaedics, Grand Forks, ND, implantou o RTLS baseado em ultrassom da Sonitor e diminuiu os tempos de ciclo de visita do paciente em 25%, aumentando o acesso do paciente e a capacidade clínica, adicionando mais 1.700 visitas ao paciente e gerando um aumento de 24% no anual receita líquida ”, diz ela.

Na Clínica Sanford Moorhead, Moorhead, Minn., Os RTLSs permitem o alojamento autônomo, o que reduz em 50% o número de cadeiras da sala de espera necessárias. “Numa época em que o distanciamento social é fundamental para garantir a saúde e a segurança dos pacientes que visitam as clínicas, reduzir o número de pessoas que precisam permanecer nas áreas comuns é uma necessidade”, diz Bugge.


Captura de dados

A captura de dados é um recurso chave dos RTLSs mais recentes, permitindo que os hospitais informem uma variedade de melhorias operacionais. Os sistemas podem ser usados ​​para garantir que os ativos estejam disponíveis quando necessário e ajudar a evitar gastos excessivos com equipamentos desnecessários. Os dados RTLS também podem ser usados ​​para otimizar a força de trabalho de uma instalação, garantindo que o hospital tenha uma equipe adequada.

“Os RTLSs podem ajudar a rastrear e relatar as principais métricas, como o tempo de porta para atendimento médico na sala de emergência, processamento do paciente e tempos de espera”, diz Thompson. “Para grandes sistemas de saúde, os RTLSs corporativos oferecem a capacidade de conectar várias instalações, para que você não perca a visibilidade conforme os pacientes, funcionários e ativos se movem entre os locais.”

Com tantas opções de RTLS disponíveis, diferentes tecnologias de localização fornecem diferentes níveis de precisão, o que impacta a eficácia dos dados, de acordo com Kraimer. “Esta é uma consideração importante ao avaliar as soluções RTLS para oferecer suporte a objetivos de negócios específicos”, diz ela. “Que tipo de granularidade é necessária para dar suporte ao rastreamento de contatos e outras melhorias operacionais? Por exemplo, a localização em nível de zona não é granular o suficiente para apoiar os esforços de eficiência do processo em uma clínica de oncologia que atende vários pacientes na mesma área. ”

A inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT) também são peças-chave no desenvolvimento de RTLS.

“Cada vez mais dispositivos médicos conectados à Internet são capazes de gerar e transmitir dados com precisão”, diz Wiedman. “Os dados, junto com os próprios dispositivos, estão criando a Internet of Medical Things (IoMT) - um ecossistema conectado de equipamentos, aplicativos de software e serviços relacionados.”

Tanto a inteligência artificial quanto as novas tecnologias de sensores habilitadas pela IoT são partes naturais da evolução das soluções RTLS, de acordo com Geva. “O conjunto de dados criado por RTLSs, mostrando as interações de pessoas, coisas e espaços, contém todos os tipos de insights que estão prontos para análise auxiliada por inteligência artificial para dar suporte a painéis visuais e relatórios”, diz ele. “A inteligência artificial é mais importante em áreas onde as tendências de dados históricos podem afetar a futura tomada de decisões.”

Com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial, os dados RTLS podem ser transformados em insights acionáveis ​​que podem ser usados ​​para melhorias de rotina e para gerar dados preditivos, de acordo com Bugge. “Por exemplo, durante a pandemia COVID-19, os dados RTLS capturados no fluxo de funcionários e pacientes, capacidade da equipe e ativos médicos podem ser combinados com dados obtidos de outras fontes de dados hospitalares para criar uma imagem do cenário de saúde durante a pandemia ," ela diz. “Esses dados combinados podem ser analisados ​​para se preparar para uma possível segunda onda.”


Mais Inovações

Entre os novos RTLSs disponíveis para o mercado hospitalar, a Midmark introduziu a rede sensorial sem fio e opções de localização Wi-Fi que podem ser combinadas e combinadas para atender às necessidades de uma instalação de flexibilidade de instalação, manutenção e precisão de cobertura desejada. A empresa também revelou módulos de otimização do fluxo do paciente projetados para ajudar as clínicas ambulatoriais a adotar uma abordagem gradual para melhorar o fluxo do paciente e a utilização do espaço.

A CenTrak recentemente adicionou bluetooth de baixa energia (BLE) à sua plataforma RTLS. Os beacons BLE funcionam com bateria, duram até cinco anos e são facilmente gerenciados por meio da plataforma Connect Pulse da empresa. “Os beacons BLE podem ser ligados e desligados remotamente e licenciados de forma independente. Se uma instalação tiver uma infraestrutura CenTrak RTLS instalada, os beacons BLE podem oferecer suporte a aplicativos que não exigem a precisão das tecnologias de infravermelho ”, afirma Thompson.

Sonitor oferece duas plataformas complementares para rastreamento de contato projetadas para prevenir e controlar a propagação de COVID-19 em hospitais. Sonitor Sense RTLS é uma tecnologia vestível que utiliza transmissores baseados em ultrassom para rastrear e monitorar a localização e o movimento do paciente, todos os funcionários do hospital com os quais um paciente infectado interagiu, todos os equipamentos médicos com os quais um paciente pode ter entrado em contato e as interações que um membro da equipe infectado pode ter tido com outra equipe, pacientes ou equipamentos. Forkbeard Peer to Peer é uma solução sem infraestrutura que aproveita smartphones e um aplicativo para download para aprimorar esses recursos.

A Stanley Healthcare introduziu uma solução de rastreamento de contato que permite aos hospitais identificar rapidamente quais pacientes, visitantes e funcionários podem ter estado próximos de alguém com teste positivo para COVID-19. Ele aproveita a infraestrutura e o software RTLS do hospital. Os relatórios podem ser executados em minutos, mostrando quem pode ter sido exposto e quais partes do hospital devem ser o foco da limpeza. Os dados são armazenados com segurança no local e são acessíveis apenas a pessoas autorizadas.

A Infor lançou o aplicativo móvel AccuRound, que pode ser usado pela equipe clínica para registrar dados de observação e arredondamento para pacientes que precisam de reavaliação periódica. Ele fornece várias telas que podem ser acessadas em um iPad portátil ou outro dispositivo notebook. Ele também exibe uma lista priorizada de todos os pacientes atribuídos a um provedor de cuidados específico, incluindo o nome do paciente, uma foto, informações clínicas e a última localização conhecida. Um recurso importante em todas as telas é a capacidade de ativar uma chamada de assistência, que transmite um alerta.

A Vizzia Technologies também oferece rastreamento automático de contato. Ele fornece registros em tempo real de dados de localização para funcionários, pacientes e dispositivos médicos, bem como informações sobre as interações entre eles. Esta solução automatizada permite que os usuários identifiquem e localizem rapidamente pacientes, funcionários e equipamentos que possam estar em risco.

A Zebra Technologies oferece um portfólio de soluções RTLS inteligentes, que inclui seu hardware BLE e tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), permitindo que os hospitais rastreiem pacientes, ativos e funcionários com diferentes aplicações. Utilizando beacons de rastreamento anexados a pessoas e dispositivos, essas soluções RTLS são simples de instalar e permitem o crowdsourcing para localizar ativos e pessoas por meio de leitores móveis.

A GE Healthcare oferece o Encompass, uma tecnologia RTLS implantada na nuvem e baseada na web que rastreia, gerencia e analisa dados de localização para ativos móveis. Ele ajuda os gerentes de instalações a localizar equipamentos hospitalares perdidos, como cadeiras de rodas, bombas de infusão e monitores. O sistema é facilmente dimensionado para acomodar o crescimento e pode ser facilmente reconfigurado se os layouts do hospital forem reprojetados.


Brilhando uma luz

Olhando para o futuro, os especialistas prevêem que o rastreamento de contato se tornará ainda mais proeminente em RTLSs de hospitais. “COVID-19 destacou a importância do gerenciamento de ativos médicos”, diz Cathey, “e suspeitamos que RTLSs para rastreamento de ativos médicos móveis serão adotados nos próximos anos, o que nos permitirá desenvolver casos de uso mais oportunos, como como rastreamento de contato. ”


Neal Lorenzi é um escritor freelance e colaborador regular baseado em Mundelein, Illinois.


35 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page