top of page

Sistema de localização indoor, o que é ?

Atualizado: 23 de jan. de 2023


O sistema de localização Indoor é a tecnologia usada para localizar a posição em um ambiente interno, semelhante a tecnologia GPS que funciona bem em ambientes externos mas não é precisa para os ambientes fechados.

Com a Tecnologia de localização Indoor (RTLS - sigla em ingles para sistema de localização em tempo real) é possível saber a localização de uma pessoa, um equipamento, um ativo ou produto.


Mas como é possível saber a localização em um ambiente interno?


A tecnologia é compostas por três pilares básicos para seu funcionamento:


1- Antenas para captar a informação dos sensores são instaladas nos ambientes internos.


2- Sensores de localização que podem ser utilizados por uma pessoa ou instalados em equipamentos e produtos, este sensores enviam sinais para as antenas.

3 - Sistema que recebe as informações das antenas e efetuam os cálculos com os dados dos sinais para então definir a posição do sensor.


Agora qua já sabemos como é o seu funcionamento, vamos entender quais são as diversas aplicações e ganhos na utilização desta tecnologia. A utilização de RTLS vem sendo cada dia mais abrangente e inúmeras possibilidades estão sendo descobertas, vamos listar algumas das funções mais utilizadas no momento:


- No setor Hospitalar podemos contar com duas principais aplicações, localização de ativos e a localização de pessoas (pacientes e equipe médica).


O rastreamento de ativos é uma ótima maneira de começar com esta tecnologia, porque tem um amplo impacto horizontal em toda a organização, da engenharia clínica à equipe de enfermagem.

Saber onde o equipamento está localizado pode ser fundamental para um rápido atendimento, além de evitar extravios, estudos comprovam que o tempo de procura por um equipamento reduz em até 90% já os indices de extravios chegam a quase zero.


Além do gerenciamento de ativos, os RTLSs são frequentemente usados ​​para rastreamento do fluxo de pacientes em hospitais e clínicas ambulatoriais, neste modelo existe uma gama de controles que podem ser utilizado como, gerenciar o fluxo do atendimento do paciente dentro do hospital, com informações de locais onde o paciente esteve e o tempo decorrido, controlar os pacientes internados, possibilitando que ele caminhe apenas em locais que não ofereçam risco e alertas sobre evasão de pacientes.



- Os fabricantes que operam na indústria 4.0, precisam acumular cada vez mais informações em tempo real para identificar e avaliar a produção dos funcionários, diminuir os custos de produção, reduzir o número de acidentes de trabalho e melhorar o desempenho de máquinas e equipamentos. A localização indoor em tempo real é uma das tecnologias mais promissoras para isso.

Localizar em tempo real um trabalhador, configurar as áreas permitidas e gerenciar o fluxo do trabalho são alguns dos ganhos.

No gerenciamento de ativos é possível também acompanhar a localização, os movimentos e o status dos principais ativos, veículos, equipamentos e máquinas. Identificar gargalos e simplificar o fluxos de trabalho além de receber alertas quando um ativo estiver fora da área permitida, evitando assim furtos e perdas.

Para empresas que gerenciam armazéns o posicionamento interno pode ser útil para rastrear ativos (paletes, empilhadeiras, contêineres, etc.), veículos e funcionários.


No varejo a aplicação é um pouco diferente mas muito poderosa, o próprio celular do cliente funciona como um sensor e eles podem usar o aplicativo de navegação para planejar suas rotas com base em listas de compras, pesquisar informações sobre marcas e selecionar departamentos onde deseja ir.

É possível enviar mensagens instantâneas aos clientes e alertá-los sobre ofertas e informações quando estiver próximo de um produto.






5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page