top of page

Quais são as vantagens na utilização de um sistema Bluetooth de monitoramentos de Temperatura.

Atualizado: 23 de jan. de 2023

Porque migrar para um sistema remoto de controle de temperatura e umidade.

31 de agosto de 2022 Renato Rocha.





Na cadeia fria ou armazenamento refrigerado nos setores de alimentação, saúde ou outras indústrias semelhantes que envolvem controle em especial de temperatura, a mudança da manutenção de registros em papel para registros digitais está trazendo enormes benefícios para as empresas.

À medida que o desenvolvimento da IoT (Internet das coisas) entra em uma fase madura, as empresas voltadas para o futuro que desejam expandir terão que fazer escolhas críticas para deixar os modelos tradicionais de gerenciamento e buscar soluções disruptivas que sejam competitivas. Muitas empresas já estão se movendo para este caminho e a tecnologia IoT é uma ferramenta poderosa neste sentido.

Este post traz os principais insights sobre os ganhos na utilização da tecnologia Bluetooth de baixo consumo de energia para impulsionar a transformação digital no monitoramento de temperatura.

Por que usar a tecnologia de monitoramento digital de temperatura?

A questão é realmente muito simples: Melhorar a frequência da leitura dos dados, eliminar erros humanos, controlar de forma remota e em tempo real e, por consequência, reduzir custos e eliminar perdas.


E quais são os ganhos?


Em primeiro lugar, as Indústrias de alimentação e saúde precisam monitorar a temperatura em equipamentos de refrigeração em tempo real para garantir a validade dos produtos e não sofrerem com perdas de produtos por um eventual problema de equipamento.

Em segundo lugar, o monitoramento digital de temperatura pode facilmente construir um enorme banco de dados para análise e rastreabilidade de dados. Cada registro pode ser armazenado na nuvem e os gestores podem acessar facilmente todas as informações, analisar os dados e, em casos especiais, habilitar alertas para controlar de forma on-line e em tempo real cada equipamento.

Então, o monitoramento digital da temperatura pode melhorar a eficiência e acelerar o processo. Com o monitoramento digital, não há mais a necessidade dos funcionários registrarem os dados manualmente, o que é passível de erro. Melhora a eficiência e permite que esses funcionários sejam atribuídos a outras tarefas, acelerando todo o fluxo de trabalho.

Além disso, o monitoramento de temperatura pode ajudar os tomadores de decisão a tomar ações assim que os problemas ocorrem. A vantagem dos dispositivos IoT é que os dados são em tempo real, equivalente a ter alguém observando o local 24 horas por dia, 7 dias por semana para garantir que a temperatura esteja correta. Quando a temperatura estiver fora dos parâmetros normais, os dados que foram enviados pelo dispositivo é processado pelo sistema que irá informar através de alertas sobre o possível problema. Desta forma, é possível prever um problema e tomar ações antes mesmo da temperatura chegar aos níveis críticos. Um exemplo disto são os alertas configurados para avisar os gestores quando a temperatura está chegando próxima aos níveis críticos ou até mesmo quando um existe um aumento de temperatura constante.

Por fim, as empresas conseguem reduzir custos e melhorar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. Com a ajuda do monitoramento digital de temperatura, as empresas podem reduzir bastante o custo de pessoas e equipamentos, ao mesmo tempo em que têm total acesso aos dados. A padronização da gestão permite que as empresas se mantenham em dia com os relatórios de conformidade, tornando muito mais fácil a entrega dos documentos para os órgãos regulatórios.



Renato Rocha é CEO e co-fundador da Echoar.


7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page